COMPARTILHAR

Quando você esta grávida, tudo que você mais quer é que seu baby nasça com saúde e ponto final, mas quando o médico anuncia que o parto terá de ser uma cesariana não tem jeito é impossível não pensar na cicatriz. O avanço da técnica operatória e cuidados que os obstetras tem na hora de realizar o procedimento tornaram as cicatrizes pós cesárias cada vez mais imperceptíveis o que é muito bom. Ainda assim, a marca que fica incomoda muito algumas mulheres, Veja tratamentos estéticos que amenizam a cicatriz e melhoram a aparência da pele.

Os cortes da cesária variam de 15 a 20 cm, dependendo muito da posição em que o bebê se encontra e do tamanho dele. As cirurgias de cesária são realizadas na região de baixo ventre, muitas vezes bem ali onde fica a marca do biquíni ou até mais embaixo, o que significa que dá para esconder e você poderá ir ao clube ou à praia sem neuras.

cicatriz hipertrófica cesária

Todas as vezes que a pele é lesionada ocorre um processo de cicatrização, o que é muito importante para prevenir sangramentos e infecções e é isso que acontece na região do corte da cesária.

As cicatrizes pós cesarianas podem se apresentar de maneiras diferentes, Confira a seguir cada tipo e os tratamentos mais adequados:

Atróficas:

São as mais comuns. Caracterizam-se por se estabelecer no mesmo nível da pele ou levemente afundadas, isso devido à perda de tecido gorduroso e músculo.

nível da pele

Tratamentos

Microdermabrasão, preenchimento e Powerskin

Hipertróficas

As cicatrizes hipertróficas ocorrem quando o organismo produz mais colágeno do que o habitual ou de forma normal porém desorganizada, isso faz com que a marca fique com uma textura mais elevada do que  a pele circundante.

hipertrófica

Tratamentos:

Laser Fracionado de Co2, Tratamento com o Accent xl, Criocirurgia, Cirurgia de correção de cicatriz:

Queloide

O queloide é o tipo mais temido das cicatrizes. Trata-se de uma intensa resposta cicatricial do organismo ao ferimento ocasionado pela incisão cirúrgica. O queloide apresenta-se como uma cicatriz em alto relevo, endurecida, rósea, com coceira e, às vezes, dolorida além de não respeitar os limites da ferida diferente da cicatriz hipertrófica.

queloide de cesaria

Tratamentos

Betaterapia, criocirurgia, laser terapia, injeções de cortisona, pressoterapia e Cirurgia de retirada.

Então se você já sabe que vai passar por uma cesariana o melhor é conversar com seu médico sobre como prevenir uma cicatriz hipertrófica ou uma do tipo queloide. Caso você já esteja com uma cicatriz, que está afetando sua autoestima, procure por um dermatologista ou por um cirurgião plastico; sempre tem um jeito de melhorar a aparência de uma cicatriz, prova disso são os vários tratamentos que citei neste post. E lembre-se: o mais importante de tudo é a sua felicidade.

Beijos  lindosas e até a próxima.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA