COMPARTILHAR

Durante a gestação é normal que a mulher perceba seus cabelos mais fortes, com brilho intenso e cheios, um dos motivos( eu acho) que fazem as grávidas ficarem tão lindas e radiantes. Mas nem tudo são flores( infelizmente), cerca de 60 dias após o parto, os fios literalmente despencam, o que causa desconforto e até sofrimento na mamãe. Entenda porque isso acontece e confira dicas para diminuir a queda e recuperar os fios perdidos.
Resultado de imagem para queda de cabelo pós parto

Durante a gestação os hormônios masculinos praticamente “desaparecem” e sobram os hormônios femininos atuando no corpo da futura mamãe a todo vapor. Os hormônios femininos fazem um bem danado para o cabelo, deixando-o mais resistente, macio e luminoso – tudo que nós amamos. Durante esse período pouquíssimos fios caem, bem menos do que os das mulheres que não estão grávidas, por esse motivo as futuras mamães sentem-se verdadeiras leoas.

gravida

60 dias após o nascimento do bebe o problema começa( OMG). Todos os fios que não caíram durante o período gestacional caem ao mesmo tempo, isto porque as taxas hormonais voltam ao normal, ou seja, a influência dos hormônios masculinos passa a ser maior, daí o resultado é uma queda acentuada e muitas vezes apavorante.

queda-de-cabelo

Mas é possível evitar essa queda? Infelizmente não, o problema na verdade já é esperado. Algumas mulheres podem ter uma queda menos intensa de cabelo. O estado nutricional influencia muito, uma alimentação adequada rica em vitaminas, minerais e aminoácidos no período gestacional e no período pós parto é fundamental para amenizar a queda e recuperar os fios. A média é cair 30% dos fios e, dependendo do estado nutricional da mulher, isso pode variar de 10% a 50%. Lembrando que a água é importante para a formação de todos os tecidos do corpo inclusive o capilar, então capriche na hidratação.

gravida-se-alimentando

Algumas doenças gestacionais como alterações na tireoide, anemia, infecção urinária e diabetes gestacional podem agravar a queda e influenciar negativamente na recuperação dos fios. O restabelecimento da massa capilar nesses casos acaba sendo mais demorado ou incompleto, o que é uma pena.

Existe algum cosmético que pode auxiliar na prevenção da queda?

Existem muitos cosméticos no mercado que prometem o fortalecimento e crescimento dos fios, e isso em produtos de boa qualidade não fica só na promessa não. A questão é que esses cremes, shampoos, ampolas, óleos, soros e demais só tem a capacidade de agir na haste do fio ou seja no seu comprimento. Então a resposta é não, os cosméticos não tem o poder de prevenir a queda de cabelo, mas a ação anti-quebra geralmente é eficaz, e além disso, esses produtos melhoram a aparência dos fios, o que também é importante, uma vez que após o nascimento do bebe os fios podem ficar ressecados e opacos.

Outra dica importante é: Durante esse período de queda e ressecamento dos fios não use química no cabelo, pois essa atitude pode prejudicar as madeixas e acentuar ainda mais a queda.

A queda de cabelo é capaz de tirar a paz da mulherada, afinal somos muito apegadas à essa parte do nosso corpo. Gente, nunca fiquei grávida, mas já passei por uma situação de queda de cabelo que me trouxe um desespero muito grande, então, eu sei bem como é. Com essa minha experiência negativa aprendi que toda essa aflição só atrapalha. Lembre-se que o stress também causa queda de cabelo. O importante é manter a calma e se o incômodo for muito grande, procure por ajuda, vá à um dermatologista e converse com ele sobre o assunto. Se for necessário procure também por um psicólogo.

Lindosas, espero muito ter ajudado com as informações. Mil beijinhos e até a próxima.

Ah não esqueça de curtir a  fan page do blog, ok?

 

DEIXE UMA RESPOSTA