COMPARTILHAR

Como se já não bastasse as celulites e estrias da vida que insistem em detonar nosso bumbum, ainda existem as bolinhas vermelhas que parecem espinhas- isso mesmo, apenas parecem. Confira porque elas surgem, saiba como evitar e tratar esse probleminha bastante incômodo. Um bumbum lisinho é possível, minha gente.

Resultado de imagem para bumbum antes e depois foliculite

Então, aquelas bolinhas vermelhas, inflamadas, geralmente com um líquido dentro não são espinhas. A acne normalmente concentra-se apenas no rosto e no tronco, uma ou outra pode até aparecer em outras regiões, sendo esta uma situação mais incomum.

Então, o que são essas bolinhas?

foliculite-300x249

Foliculite, uma inflamação de um ou mais folículos( região onde nascem os pelos). Essa inflamação pode ocorrer em qualquer parte do corpo onde exista pelos encravados. No caso das espinhas, elas só ocorrem nas nádegas em casos graves de acne.

Como surge a foliculite no bumbum?

bolinhas-bumbum-espinhas

Nem sempre um pelo encravado originará um quadro de foliculite, mas, basicamente, essa inflamação ocorre devido à obstrução dos folículos e dos poros, o que impede essas regiões de transpirarem. Não sei se vocês sabem, mas bactérias gostam de lugares abafados, sendo assim, as bactérias do tipo estafilococos da própria região se reproduzem e atingem a estrutura que origina os pelos do folículo piloso, causando um processo inflamatório.

E tem como evitar?

Tem SIM. Seguindo a linha de raciocino que bactérias curtem locais abafados e quentes, o jeito é evitar ao máximo essa situação.

  • Mulheres geralmente amam roupas justas, e aí está o problema: quanto mais apertada for a roupa, principalmente calças jeans, mais propício seu bumbum fica de sofrer com foliculite. “Então, preciso aposentar minha calça skiner?” Não, não precisa ser tão radical, use-a com menos frequência. No dia a dia, dê preferenciaria a roupas mais larguinhas, ok?

foliculite

  • Opte também por tecidos que não retém suor. A umidade estacionada pode causar obstrução dos folículos e poros.

#DicadaBê – Use no dia a dia calcinha de algodão, durma com roupas de tecidos leves e de preferência sem calcinha.

foliculite

Confira mais medidas que podem te ajudar a prevenir foliculite no bumbum.

  • Evite depilação com cera ou com Lâmina.
  • Use sabonete esfoliante para remover células mortas e acelerar a renovação da pele.
  • Evite cremes muito oleosos, dê preferência aos hidratantes à base de ureia e acido glicólico pois essas substâncias auxiliam no desencravamento dos pelos.
  • Outra dica bem bacana é lavar a região com sabonete à base de enxofre, pois essa substancia possui ação anti-inflamatória, adstringente, desintoxicante e desinfetante.
  • Nunca esprema as bolinhas, essa atitude pode lesionar a pele e causar manchas.
  • Os sabonetes a base de ácido acetil salicílico são também ótimos aliados no combate à foliculite, isso porque essa substancia além de ter ação antisséptica também desobstrui os poros.

#DicadaBê – Se você gosta de receitinhas práticas e caseiras ou se você está sem $$ para comprar sabonete a base de ácido acetil salicílico uma ótima opção é fazer uma misturinha com 5 ou 6 aspirinas( para quem não sabe aspirina é o nome comercial do ácido acetil salicílico) com duas colheres de água morna até formar uma pasta, depois é só aplicar no bumbum e deixar secar. Para potencializar a misturinha, acrescente mel ou iogurte natural.

Menias, por mais incômoda e desagradável que a foliculite seja, normalmente as medidas acima são suficientes para acabar com o problema, porém, em casos mais severos o dermatologista deve ser procurado, uma vez que para um tratamento eficaz pode ser necessário a aplicação de antibióticos tópicos  ou a ingestão de antibióticos orais.

Gente, espero ter ajudo com as informações. Se tiverem dúvidas é só mandar pra cá. Beijinhos e até a próxima.

DEIXE UMA RESPOSTA