COMPARTILHAR

Quem ai já aderiu o cronograma capilar? De fato, esse método que consiste em dar ao cabelo o que eles realmente necessita funciona, isso, claro, se você utilizar produtos que contenham as substâncias corretas. Nesse post eu vou te mostrar as substâncias reconstrutoras mais importantes, ou seja, aquelas capazes de devolverem as propriedades naturais do cabelo que são perdidas no dia a dia.

volumoso

Para reconhecer uma máscara de tratamento reconstrutora você deve procurar pelas seguintes substâncias.

Queratina

Como o fio de cabelo é composto em sua maior parte por queratina, perdê-la não é bom negócio. O pior é que isso acontece com a maioria das mulheres, principalmente as que utilizam químicas nos cabelos (tintura, descolorante, alisantes). Então se você notou que o seu cabelo enfraqueceu e está quebradiço, a melhor maneira de recupera-lo é investir em produtos à base de queratina. E mesmo que seu cabelo não esteja apresentando sinais de prejuízo se você usa química nele a reposição mensal de queratina é fundamental para manter a saúde dos fios.

Creatina

A creatina é um dos aminoácidos que formam a queratina, porém seu peso molecular é bem menor do que a molécula de queratina, graças à isso essa substância tem a capacidade de penetrar no córtex do fio de cabelo, e redefinir a forma, a resistência, a elasticidade, a quantidade natural de umidade dos fios e a força.

Arginina

Sabe aqueles cabelos que crescem até certo ponto e só? Isso pode ser falta de arginina, outro aminoácido que compõe a molécula de queratina. A argina é responsável pelo crescimento saudável dos fios. Caso seu cabelo esteja nessa situação, um tratamento a base dessa subtância pode fazê-lo crescer. Agora, essa questão de crescimento é algo muito particular; alguns cabelos crescem mais outros menos, a genética influência muito, e também a alimentação, claro.

Cisteína

A cisteína é um dos importantes aminoácidos que formam as cadeias de queratina e, como já vimos, a queratina é fundamental na composição dos fios. Processos químicos causam uma grande perda desse aminoácido, abalando a estrutura natural da fibra capilar. Então se você alisa, descolore ou submete suas madeixas a algum tipo de processo químico é de suma importância repor cisteína.

Colágeno

Às vezes, mesmo tentando reparar o cabelo quebradiço e seco com produtos potentes de hidratação, muita gente não vê resultados. Se esse é o seu caso, o que seu cabelo precisa é de colágeno. Essa substância mantém a umidade natural e sela as cutículas do fio ao formar uma espécie de “filme protetor” ao redor da fibra capilar, ou seja, não permite que a água e as substância responsáveis pela hidratação  sejam perdidas com facilidade.

Proteína e aminoácidos do trigo

A proteína do trigo faz mais ou menos o mesmo que o colágeno: cria um filme em volta do fio e impede que a água e os nutrientes hidratantes sejam perdidos. O glúten presente no trigo reestrutura a forma do fio. Então, o que usar? Colágeno ou proteína do trigo? No meu cabelo eu prefiro a proteína do trigo, mas só experimentado mesmo para saber qual trará mais resultados positivos ao seu cabelo.

Lindosas, caso vocês queiram sugestões de produtos com as substâncias acima cliquem aqui, nesse post eu falei de uma grande parte das substâncias que compõem os cosméticos capilares.

Geralmente é difícil achar um produto só à base de queratina ou só à base de cisteína, o que é ótimo porque o cabelo geralmente necessita de mais de uma substância. Então, o segredo e atentar-se para a situação da suas madeixas e procurar o que for melhor para ela. Caso tenham dúvidas de como fazer essa análise, procure por um bom cabeleireiro, ele certamente poderá ajudar.

Vale lembrar que tudo em excesso faz mal. Entupir o cabelo com qualquer uma dessas substâncias pode prejudicá-lo e muito, então, siga as instruções do fornecedor e, se possível, faça um cronograma capilar adequado para a situação do seus fios.

Amores, o próximo poste será sobre as substâncias nutritivas, depois um outro post sobre as substâncias hidratantes e por fim vamos desvendar todos os segredos do cronograma capilar, então, fiquem ligadas aqui no blog, ok?

Beijinhos e até a próxima.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA