COMPARTILHAR
pele inverno

No inverno, a estação mais fria do ano, é comum que com o tempo seco e os banhos quentes o corpo sofra mais e que as partes mais sensíveis, como a pele, mãos, pés e cabelos percam a integridade e o viço natural. Mas com um pouco de disciplina e cuidado, pode-se passar pelo inverno sem temer as agressões e os problemas causados pelo frio.

pele inverno

Confira algumas dicas para cuidar e prevenir o ressecamento da pele do rosto, do corpo, lábios, cabelos, etc.

Pele

pele ressecada

Nessa época do ano, não é raro que a pele fique mais sensível e propensa a problemas como ressecamentos, inflamações e consequente descamação. Assim, não é aconselhável fazer esfoliação da pele no inverno: os problemas podem ser agravados, pois com a remoção das células mortas da pele a proteção natural do rosto fica comprometida.

O banho, se possível, deve ser morno e não extremamente quente – evite os sabonetes agressivos, dê preferência aos mais suaves, como aqueles feitos à base de glicerina ou ainda aqueles feitos para bebês e crianças. É recomendado usar hidratantes e cremes corporais que mantenham a lubrificação na pele por mais tempo – uma boa dica são os produtos feitos à base de silicone, ceramidas, pantenol e ureia. Dê atenção especial à área das mãos, dos pés, cotovelos e joelhos.

É importante lembrar que mesmo no inverno, com o tempo nublado ou em períodos curtos de exposição ao sol, os raios ultravioletas podem danificar a pele. Durante o dia, portanto, é bom utilizar produtos que contenham filtro solar, com fator de proteção no mínimo 15. Não se deve esquecer também dos lábios, que precisam ser devidamente protegidos do ar seco e do vento, para evitar rachaduras e ferimentos. Um protetor incolor, em forma de batom, com silicone e umectante é capaz de proteger a boca contra a ação do frio.

Cabelos

 inverno

No inverno, os cabelos também sofrem com o clima e podem ficar danificados, sem vida, sem brilho e ressecados- para algumas, palha, conforme a imagem, rsrs. Alguns pequenos cuidados podem evitar esses problemas e fazer com que o cabelo fique lindo, mesmo no frio.

O primeiro cuidado a ser tomado é na lavagem dos cabelos: deve ser feita com água morna, pois a água com temperatura muito elevada remove em excesso a oleosidade natural dos fios e do couro cabeludo, fazendo com que os cabelos fiquem sem proteção natural, mais frágeis e vulneráveis.

Deve-se também secar muito bem os cabelos antes de sair de casa – o frio torna os fios muito mais quebradiços. Se for usar o secador, lembre-se antes de tratar os cabelos com produtos termo ativados, para evitar os danos causados pelos jatos de ar do aparelho. Uma boa dica é usar cremes reparadores de pontas, principalmente se o seu cabelo é longo, pois as pontas tendem a ressecar ainda mais no inverno.

Tome cuidado também com gorros, chapéus e toucas. O uso excessivo desses acessórios pode abafar o couro cabeludo, aumentando a atividade de suas glândulas sebáceas e favorecendo a aparição de bactérias, fungos e caspa, além de poder levar à queda de cabelo. Seguindo algumas pequenas recomendações, é possível manter o viço, a saúde e a beleza de sua pele e cabelos em qualquer época do ano.

Fonte: Artigonal

DEIXE UMA RESPOSTA