COMPARTILHAR

Quem não quer uma pele lisa, luminosa e uniforme hein? Muita gente acredita que para alcançar tal desejo é preciso gastar uma fortuna com tratamentos estéticos e cosméticos caríssimos mas a verdade é que seguindo uma rotina de cuidados adequada em casa é possível conquistar resultados fantásticos.

Resultado de imagem para pele perfeita

Antes de colocar essa rotina em prática é preciso estar ciente do seu tipo de pele, isso porque na hora de comprar os produtos a serem utilizados essa informação será importantíssima. Caso você tenha dúvidas, ou sofra com alguma doença de pele como acne severa, rosácea, melasma, foliculite, psoríase entre outras procure por um dermatologista para que ele prescreva os produtos ideias para você.

Confira agora as etapas da rotina básica matinal de cuidados com a pele:

Limpar

Resultado de imagem para mulher lavando a pele do rosto

Em se tratando de cuidados com a pele pela manhã o primeiro passo sempre deve ser sua higienização adequada. Uma pele suja (por mais que essa sujeirinha seja imperceptível aos olhos), pode obstruir os poros, causar cravos, acne cosmética e até inflamatória. Como a sujeira causa obstrução dos poros a pele fica impedida de respirar o que propícia  o acumulo de toxinas que com o tempo causam o envelhecimento precoce da pele.

É preciso entender também que uma pele suja não esta pronta para receber ativos dos tratamentos em geral, ou seja se você insistir devido a correria do dia a dia ou outros motivos certamente estará desperdiçando seus cosméticos já que o grau de absorção será muito inferior ao de uma pele limpinha.

A limpeza adequada trata-se de usar produtos específicos para o seu tipo de pele seguindo a risca as recomendações do fabricante ou do seu médico dermatologista, então usar sabonetes para o corpo no rosto está totalmente fora de questão.

Tonificar

Resultado de imagem para mulher tonificando a pele do rosto

Pele bem limpinha o momento é de hidratá-la certo? Errado, os sabonetes ou géis de limpeza por melhores que sejam não conseguem adentrarem profundamente na cútis logo para dar jeito nas impurezas mais profundas e nos poros entupidos é necessário algo mais poderoso e é aí que entra o nosso amigo tônico de limpeza.

Eu vejo a etapa de tonificação como um complemento da limpeza, o tônico vai tão profundamente que extermina qualquer resquício de maquiagem e de sabonete ou gel usado na etapa de limpeza. Além disso remove células mortas, desobstrui os poros evitando excesso de oleosidade, devolve o pH natural da pele dando frescor e suavidade a mesma.

Hidratar

Resultado de imagem para mulher hidratando a pele do rosto

Agora sim com a pele totalmente limpa o momento é de hidratar. Uma galera geralmente pula essa etapa tão mais tão importante dos cuidados básicos com a pele o que é um grave erro. Uma hidratação com produtos adequados além de garantir proteção contra radicais livres presentes no ar, também evita irritações e claro ressecamento (principalmente no inverno). Além disso uma pele hidratada é mais luminosa, macia e lisa ou seja mais bonita.

Muita gente não sabe mas depois do protetor solar o hidratante é o grande aliado da prevenção do envelhecimento precoce da pele, isso porque uma pele ressecada tem mais facilidade de desenvolver linhas finas.

Ah e quem tem pele oleosa nada de pular essa etapa ok? Hoje no mercado existem produtos de excelente qualidade com ativos que ajudam a controlar o brilho e a oleosidade da pele conhecidos como matte, matificantes ou oil free.

Proteger

Imagem relacionada

E por último mais não menos importante aliás, essa etapa é com certeza a mais essencial de todas, é hora de proteger a pele. Certamente você já deve ter ouvido sobre a importância do protetor solar, o produto tem a capacidade de refletir ou absorver os raios solares formando assim uma camada protetora para a pele. Além de estar se protegendo do Câncer de pele ao usar um filtro solar com FPS adequado você também estará evitando queimaduras, o envelhecimento precoce da pele, manchas e ressecamento.

A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é que seja usado um produto de Fator de Proteção Solar (FPS) de no mínimo trinta sendo que este pode aumentar dependendo  da cor da pele, histórico ou não de câncer, tempo de exposição solar dentre outros.

Ah protetor solar deve ser usado todos os dias, faça chuva ou faça sol, então como estamos no inverno nada de deixar o frasco de lado ok?

Nessa etapa também é fundamental que você use um protetor labial com FPS de no mínimo 30 também. A pele dos lábios é bem fininha e também sofre com os efeitos dos raios solares. Sem falar que lábios descascando e batom craquelado acabam com qualquer tentativa de look bonito.

Então guys é isso. Espero que tenham curtido as dicas e espero mais ainda que as coloquem em prática, sei que as vezes da uma preguicinha, sou dessas, mas se não cuidarmos da nossa pele quem vai cuidar não é?

Mil beijinhos!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA